sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

oficina de fotografia

Acabei de terminar minha primeira disciplina de fotografia e tenho que assumir que é apaixonante!! Minhas fotos sempre foram intuitivas e nunca fiz nada de extraordinário, então dá pra imaginar meus olhos de criança curiosa durante as aulas.
As fotos continuam não sendo boas, e ainda levo um tempão para ajustar abertura de diafragma, tempo de exposição, foco e ainda pensar na organização dos elementos em sí... mas é um trabalho bem prazeroso!!
Essa foi uma das últimas fotos que fiz... aproveitei a atenção do Pirajú para tirar uma foto da Sofs e click!




Primeiro trabalho real

Durante o primeiro periodo encontrei uma ONG formada, em sua maioria, por alunos e ex-alunos da UFMG e acabei me tornando uma voluntária. A organização se chama Associação Democracia Ativa e desenvolve um trabalho que busca aproximar a sociedade civil dos assuntos referentes à política, partindo do pressuposto de que este não é um tema distante, mas que também é da nossa responsabilidade.
O trabalho que desenvolvi junto à Associação foi uma campanha de mobilização à participação pós-eleitoral. Pra quem não entendeu nada a ideia era mobilizar a população para a importância da participação além do voto. A ideia central veiculada era que votar é só o começo. Praticar o exercício da cidadania inclui ficar atento àqueles que você colocou no poder!!

A campanha foi composta de cartazes, pop cards e uma cartilha que informava o que estavamos sugerindo com participação pós eleitoral. Fizemos ainda um blog, que pode ser conferido aqui.

Pra não ficar só nas palavras coloco as imagens dos pop cards que criei para a campanha! São minhas primeiras peças impressas!! =D

Hora da pipoca



Acho que nunca tinha assistido a um filme com tanta atenção aos detalhes.
No mês de outubro o filme tropa dois entrou em cartaz e lá fui eu para o cinema com papel e caneta na mão... Minha missão era observar elementos no filme capazes de exemplificar em que medida sua produção seguia os moldes que haviamos visto em sala de aula de Indústria Cultural e Estudos Culturais.
Como diria o Capitão Nascimento: "Missão dada é missão cumprida!"

Primeiros contatos com o design


Este trabalho foi desenvolvido para a oficina de design e tinha como objetivo fazer uma representação gráfica da música Malemolência da Céu.
Os conceitos trabalhados foram: conquista, e movimento.
Hoje percebo que poderia ter feito muita coisa diferente, mas quem disse que não aprendemos errando??



Oficina de narrativas audiovisuais

Não há como negar que ter a experiência de praticar um trabalho nos ensina muito. Podemos ver os erros e passamos a valorizar mais os profissionais que desenvolvem aquele tipo de trabalho!
A oficina de narrativas audiovisuais é um desses exemplos. Divididos em grupos colocamos a mão na massa e fomos produzir um vídeo! Quanto trabalho!! Pensar no roteiro, gravar, e editar... No final não ficou bem como haviamos imaginado, mas a experiência foi ótima! A matéria acabou, mas deixou um gostinho de quero mais...

Para quem quiser conferir o resultado, aqui está:



Ah! Esse trabalho foi produzido por: Bárbara Monteiro, Bárbara Silva, Sofia Cupertino e Luiza Cardoso.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A culpa é do Delfim

Todo calouro é naturalmente perdido quando entra na universidade! No meu caso não foi diferente... Mas eis que no primeiro dia de aula surge a figura do Delfim, professor de História Social do Meios, que nos levava em uma verdadeira viagem durante suas aulas. Um assunto levava a outro e quando percebíamos estavamos presos em meio a um emaranhado de informações. Só as aulas deste professor renderiam assunto para um blog inteiro, mas por enquanto me atenho a uma excelente contribuição : o museu das telecomunicações.
Visitei o museu no início do ano, por indicação do Delfim, e me apaixonei pelos projetos desevolvidos pelo instituto Oi futuro! A organização do museu é bem interativa e vale a pena conhecer!
Brinquei no título falando que a culpa era do Delfim porque no trabalho que desenvolvi para a disciplina de Projetos dediquei grande parte ao Instituto Oi futuro!
Pra quem quiser saber mais pode conferir aqui a página do Instituto ou a programação do museu das telecomunicações.

E esse tal de terceiro setor?

A disciplina de Projeto AI, que motivou a criação deste blog, tem uma proposta bem bacana! É um espaço organizado por critérios avaliativos para que os alunos possam aumentar seu repertório de conhecimento em algum assunto que tenham interesse. Resolvi falar sobre o terceiro setor!
A escolha desse tema foi consequência de um trabaho voluntário que decidi fazer logo que entrei na faculdade, apesar de passar a fazer parte de uma ONG percebi que pouco sabia sobre o contexto do qual as ONGs fazem parte.
O trabalho que desenvolvi fala um pouco sobre o conceito de terceiro setor, sobre seus integrantes, apresenta exemplos de ações e ainda fala uma pouco sobre a relação entre a publicidade e este setor.

Se você também conhece pouco sobre esse universo e deseja saber um pouco mais pode conferir aqui o trabalho que desenvolvi durante o segundo semestre de 2010.

Apresentação

Para você que chegou até essa página por algum motivo e não está entendendo que história é essa de Memorial da Cachinhos explico o que vai encontrar por aqui.
Sou estudante de comunicação social da UFMG e desenvolvi esse blog para a disciplina de Projetos AI. A ideia é reunir digitalmente minhas referências - sejam elas bibliográficas, imagéticas ou de qualquer tipo que tenha tido alguma relevância durante meu curso. Enfim, o Memorial é a reunião de informações sobre o meu percurso acadêmico e une diferentes temas em um mesmo lugar... pode parecer uma bagunça, mas aos poucos você vai ver que em certa medida tudo isso faz sentido!!